Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2012

AMOR COM AMOR SE PAGA - 1984




Autoria: Ivani Ribeiro 
Direção: Atílio Riccó, Jayme Monjardim e Gonzaga Blota 
Direção geral: Gonzaga Blota 
Período de exibição: 19/03/1984 – 14/09/1984 
Horário: 17h50 
Nº de capítulos: 155
TRAMA PRINCIPAL - A história é ambientada em Monte Santo, uma fictícia cidade do interior em desenvolvimento. Nonô Corrêa (Ary Fontoura), personagem inspirado em O Avarento, de Molière, é o protagonista da trama, daqueles que marcam a história da teledramaturgia brasileira. Pão duro ao extremo, Nonô coloca cadeados na geladeira e nos armários da despensa para evitar que os filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari), comam mais do que ele considera necessário. Além disso, Nonô proíbe os jovens de repetirem as refeições, desliga a luz da casa a partir de determinada hora da noite e anda com roupas velhas. Sua maior preocupação na vida é fazer economia. Nonô nunca se esquece de aumentar os aluguéis dos apartamentos que aluga, deixando os inquilinos desesperados. O engraçado da história é que Nonô é muito rico e esconde de todos sua preciosa fortuna. O único que conhece seu segredo é Anselmo (Carlos Kroeber), seu fiel parceiro, que aguenta todas as suas esquisitices em nome de anos de amizade. Além disso, Anselmo é apaixonado por Elisa, e adora visitar Nonô para ficar mais próximo da amada. 

- Outra personagem que sofre com as mesquinharias de Nonô é a empregada Frosina (Berta Loran), que há mais de 20 anos trabalha para ele. Ela não recebe o salário há meses, mas não abandona a casa, pois, além de adorar Elisa e Tomaz, prometera à falecida mãe dos dois que cuidaria bem deles. 
- Tomaz é um jovem alegre, otimista e muito brincalhão. Seu maior divertimento é tentar descobrir onde o pai esconde seu tesouro. É muito ligado à irmã, Elisa, uma moça tímida e insegura, a quem protege. Elisa morre de medo do pai e faz tudo para não contrariá-lo. 
- Em determinado momento da história, um órfão, Zezinho (Oberdan Junior), cruza o caminho de Nonô. O menino conquista o coração do neurótico senhor, e os dois começam a se divertir muito em companhia um do outro. Nonô se afeiçoa cada dia mais ao menino até que decide adotá-lo, deixando todos os moradores da pequena cidade surpresos. O vínculo afetivo com Zezinho muda inteiramente a vida de Nonô: o avarento rude e cruel torna-se cada vez mais doce e sensível. 
- O grande mistério sobre o esconderijo de Nonô é desvendado por Frosina. Nos capítulos finais da trama, ela finalmente descobre o lugar secreto do quarto onde ele guarda dinheiro e muitas joias. Influenciado por Zezinho, Nonô acaba pedindo Frosina em casamento, e ela aceita. No último capítulo da novela, os dois oficializam a união em uma bela cerimônia.
 
  
TRAMAS PARALELAS 
Tio Romão e o povo de Monte Santo 
- O místico Tio Romão (Fernando Torres) é outro personagem importante em Amor com Amor se Paga. Todos desconhecem sua origem, mas simpatizam com suas doces e sábias palavras, às vezes, proféticas. Tio Romão distribui chazinhos de camomila com bem-me-quer para os moradores de Monte Santo, com o intuito de trazer-lhes tranquilidade. Solidário ao extremo, é o oposto de Nonô (Ary Fontoura): conversa com todos os que o procuram e está sempre disposto a ajudar ao próximo. 
- Outros personagens importantes na trama são o prefeito Barreto (Milton Moraes), um político demagogo e ambicioso; Maria das Graças (Yoná Magalhães), a sobrinha americanófila de Nonô, que só aceita ser chamada de Grace e é dona de uma loja de produtos importados; e o médico Vinícius (Adriano Reys), um homem íntegro, que ama sua profissão acima de tudo. Vinícius é pai da bela Mariana (Claudia Ohana), da invejosa Isabel (Narjara Turetta) e de Renato (Miguel Falabella), que sonha ser médico, assim como o pai. 
  
Os casais 
- A trama se complica quando a jovem Mariana cruza o caminho de Nonô e Tomaz (Edson Celulari). Ao conhecê-la, Nonô fica encantado com a jovem e, insistente, decide pedi-la em casamento. Ela decide aceitar a proposta, pensando em seus pais, Vinícius e Helena (Beatriz Lyra), que têm uma dívida com o velho avarento. Casando-se com Nonô, a dívida estaria perdoada. Mariana, no entanto, é apaixonada por Tomaz, com quem teve um romance nos primeiros capítulos da novela. Todos ficam muito surpresos quando a jovem declara que irá se casar com Nonô, principalmente Tomaz, que passa a disputar o amor da moça com o pai. 

- Mariana se arrepende de ter ficado noiva de Nonô, mas não tem coragem de terminar o noivado. Ela, então, decide fingir-se de louca para ver se ele desiste dela. O plano de Mariana dá certo e, a cada dia, Nonô fica mais assustado com o comportamento da jovem. Um dia, ela decide romper o romance, e ele fica aliviado. O caminho fica livre para Tomaz, que corre ao encontro de sua amada. Mesmo a contragosto de Nonô, ele se casa com Mariana, e os dois terminam a novela juntos e muito felizes. No dia do casamento de Nonô e Frosina (Berta Loran), exibido no último capítulo da novela, Marina e Tomaz são bem recebidos pelo anfitrião da festa, para a alegria de todos. 
- A irmã de Tomaz, Elisa (Bia Nunes), acaba entrando em uma enrascada ao conhecer Gustavo (Caíque Ferreira), um jovem economista que vai para Monte Santo tentar recomeçar sua vida. Ao saber da fortuna de Nonô, aproxima-se de Elisa interessado em seu dinheiro. No decorrer da história, no entanto, Gustavo se apaixona verdadeiramente pela jovem, e eles também terminam a novela juntos.
 
  
GALERIA DE PERSONAGENS 
NONÔ CORREIA (Ary Fontoura) – Extremamente sovina e que vive para economizar. Esconde um tesouro em moedas de ouro e joias, muito bem guardado em seu quarto. Veste-se mal e se irrita muito facilmente. Não mantém uma boa relação com os filhos, Tomaz (Edson Celulari) e Elisa (Bia Nunes), por causa de sua avareza. É proprietário de muitos imóveis na cidade, cobrando altos aluguéis a seus inquilinos. 
TOMAZ (Edson Celulari) – Filho de Nonô (Ary Fontoura). É um rapaz alegre, otimista e brincalhão, mas meio inconsequente.  Mete-se em confusões na cidade devido ao seu jeito gozador. Não tem medo do pai e vive querendo descobrir o esconderijo da sua fortuna. É muito amigo da irmã, Elisa (Bia Nunes), a quem protege das loucuras e avarezas de Nonô. 
ELISA (Bia Nunes) – Filha de Nonô (Ary Fontoura) e irmã de Tomaz (Edson Celulari), a quem tenta proteger das implicâncias do pai. Moça tímida, insegura e sem personalidade. Morre de medo de Nonô e faz tudo para não contrariá-lo. Apaixona-se por Gustavo (Caíque Ferreira), sem perceber que ele está interessado no dinheiro de seu pai. 
FROSINA (Berta Loran) – Criada de Nonô (Ary Fontoura), com quem trabalha há mais de 20 anos. Não recebe salário há meses e vive se desentendendo com o patrão, mas, apesar disso, não abandona a casa por ter prometido à falecida mulher de Nonô que cuidaria de seus filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari). 

GUSTAVO (Caíque Ferreira) – Jovem economista que trabalha para Nonô (Ary Fontoura) e aproxima-se da filha do avarento apenas por interesse na fortuna do pai dela. Mora em um dos quartos da casa de Judith (Chica Xavier). 
MARIA DAS GRAÇAS (Yoná Magalhães) – Sobrinha de Nonô (Ary Fontoura). É tão americanófila que altera seu próprio nome, só aceitando ser chamada de Grace. É viúva, feminista e tem uma loja de produtos importados. É muito ligada à filha única, Rose (Mayara Magri), e a ajuda a organizar seu casamento com Johnny (Matheus Carrieri), apesar de viver em atritos com o pai do rapaz, Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella), um nacionalista ferrenho. 
ROSEMEIRE (Mayara Magri) – Filha de Grace (Yoná Magalhães). Curte muito a mãe, mas sofre com os desentendimentos entre ela e Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella), pai de seu futuro marido, Johnny (Matheus Carrieri). A jovem estudante apaixona-se pelo rapaz, e eles logo decidem se casar. 
BRUNO QUEIROZ (Carlos Eduardo Dolabella) – Pai de João Paulo, o Johnny (Matheus Carrieri). É um nacionalista ferrenho, conservador e machista, acreditando que o homem é quem manda em casa e que a mulher deve apenas obedecê-lo. Vive se desentendendo com a sogra de seu filho, Grace (Yoná Magalhães), ou Maria da Graça, como ele prefere chamá-la. 
JOHNNY (Matheus Carrieri) – Filho de Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella) e futuro marido de Rose (Mayara Magri). Admira o pai, com quem tem uma ligação muito forte de companheirismo, mas lamenta as brigas entre ele e sua sogra, Grace (Yoná Magalhães). 
ANSELMO (Carlos Kroeber) – Amigo de Nonô Correia (Ary Fontoura), o único que sabe dos verdadeiros negócios do milionário e que conhece o tesouro dele. Anselmo é um homem rico, que vive com sua irmã Sofia (Wanda Kosmo). Ela controla a vida do irmão, sem que ele perceba. Anselmo é apaixonado, secretamente, por Elisa (Bia Nunes), filha de Nonô. 
SOFIA (Wanda Kosmo) – Irmã de Anselmo (Carlos Kroeber). Cuida com meticulosidade do irmão, escondendo o seu lado calculista, que sempre afasta qualquer mulher que dele se aproxime. Não quer que ele se case novamente para não ter de dividir sua fortuna. Anselmo confia muito nela e se deixa levar. 
DR. VINICIUS (Adriano Reys) – Médico humanitário, verdadeiramente preocupado com seus pacientes. É um homem bom, correto e que, na maioria das vezes, não cobra as consultas, para desespero de sua mulher, Helena (Beatriz Lyra). É pai de Mariana (Claudia Ohana), Isabel (Narjara Turetta) e Renato (Miguel Falabella). 
HELENA (Beatriz Lyra) – Mulher do Dr. Vinicius (Adriano Reys). É a eterna vítima, queixando-se de tudo. Não compreende a bondade do marido, criticando-o quando ele não cobra suas consultas. É uma consumidora nata da loja de Grace (Yoná Magalhães), onde sempre faz compras à prestação. Sonha ter uma empregada, mas o orçamento familiar apertado não permite esse gasto. Acredita que o retorno do filho Renato (Miguel Falabella) lhe ajudará a melhorar de vida. Também é mãe de Mariana (Claudia Ohana) e Isabel (Narjara Turetta). 
MARIANA (Claudia Ohana) – Filha de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra), uma jovem simples e terna. Muito ligada ao pai, a quem compreende e apoia, enfrenta problemas com a irmã, Isabel (Narjara Turetta), pois ela vive tentando roubar seu namorado, Tomaz (Edson Celulari). Também é irmã de Renato (Miguel Falabella). 
ISABEL (Narjara Turetta) – Filha de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra). É uma adolescente invejosa, que não ajuda em casa e compartilha do consumismo da mãe. Apaixona-se por Tomaz (Edson Celulari), namorado de sua irmã, Mariana (Claudia Ohana), e tudo fará para separá-los. É irmã de Renato (Miguel Falabella). 
RENATO (Miguel Falabella) – Filho de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra). Está no último ano de Medicina e, assim que se forma, volta a Monte Santo para trabalhar com o pai. Durante a faculdade, morou na casa dos tios, em uma cidade grande, e tem dificuldades para se adaptar à vida simples da casa de seus pais. Fica noivo de Ângela (Júlia Lemmertz) e é irmão de Mariana (Claudia Ohana) e Isabel (Narjara Turetta). 
ÂNGELA (Júlia Lemmertz) – Noiva de Renato (Miguel Falabella). No decorrer da novela, descobre ser filha de Judith (Chica Xavier), uma mulher negra. 
JUDITH (Chica Xavier) – Mulher bondosa, que luta com dificuldade para sobreviver. Judith fornece salgadinhos para a rotisseria local e aluga quartos de sua própria casa, sem conhecimento de Nonô (Ary Fontoura), o proprietário. É mãe de Dinorá (Angelina Muniz), que se envergonha de ser filha de uma mulher pobre e negra, e, no decorrer da historia, descobre também ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz). 
DINORÁ (Angelina Muniz) – Tem vergonha da mãe, Judith (Chica Xavier) escondendo de todos sua origem humilde e negra. 
SANTUSA (Wanda Stefânia) – Dona de uma rotisseria. Uma mulher simples e lutadora, que ama o marido Tito (Flávio Galvão) e o ajuda a estudar e a subir na vida, sem perceber que está ficando para trás, não acompanhando a evolução dele. É mãe de Carlito (Egon Aszan). 
TITO (Flávio Galvão) – Marido de Santusa (Wanda Stefânia) e dono de uma rotisseria. Com o incentivo da mulher, segue os estudos para se formar em Direito, mas começa a se irritar com a simplicidade dela. Chega a corrigir seu jeito de falar. É pai de Carlito (Egon Aszan). 
CARLITO (Egon Aszan) – Filho de Tito (Flávio Galvão) e Santusa (Wanda Stefânia). Menino malandro e preguiçoso. Exige que o primo faça as suas lições e mente, dizendo que ele mesmo as fez.   
  
E MAIS: 
Ana Ariel – Leonor
Arlete Salles – Sílvia 
Andrea Avancini – funcionária da prefeitura 
Arlene Alves – Francisca, empregada de Barreto (Milton Moraes) e Zélia (Vera Gimenez) 
Cláudia Costa 
Cláudia Freire – Irene, funcionária do escritório de Bruno (Carlos Eduardo Dolabella) 
Darcy de Souza – Duvige 
Fernando Torres – tio Romão 
Enock Batista – funcionário do escritório Bruno (Carlos Eduardo Dolabella) 
Giovanna Pieck – Camilinha 
Graziela di Laurentis – Dóris 
Hugo Gross – Cacá 
Hilda Reis – Marilyn, empregada da casa de Grace (Yoná Magalhães) 
José Carlos Sanches – Edu 
Lajar Muzuris – Tonicão 
Marika Lannes – Arlete, secretária do escritório de Bruno (Carlos Eduardo Dolabella) 
Mário Cardoso – Roger 
Paulo César Grande – Sérgio 
Paulo Gonçalves – padre Inácio 
Vera Gimenez – Zélia (participação especial) 
Yaçanã Martins – Magali 
Wanda Kosmo – Elvira
 
  
PRODUÇÃO 
- Parte da novela foi gravada em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. 

CURIOSIDADES 
- Amor com Amor se Paga era uma reedição atualizada da novela Camomila e Bem-Me-Quer, de autoria da própria Ivani Ribeiro, apresentada na TV Tupi entre outubro de 1972 e março de 1973. 
- Amor com Amor se Paga  marcou a estreia da atriz Claudia Ohana na TV Globo. 

- A novela foi reapresentada entre 26 de outubro de 1987 e 1º de abril de 1988, no Vale a Pena Ver de Novo
Amor com Amor se Paga foi vendida para diversos países, como África do Sul, Bolívia, Canadá, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes, Estados Unidos, Guatemala, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Cingapura, Turquia e Venezuela.
 
  
TRILHA SONORA 

Nacional: 
Água e Luz – Tema de Tio Romão 
Compositores: Tavito/ Ricardo Magno 
Intérprete: Amelinha 

Por que Não Eu? – Tema de Bel 
Compositores: Leoni/ Paula Toller/ Herbert Vianna 
Intérprete: Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens 

Você em Minha Vida – Tema de Mariana 
Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos 
Intérprete: Fafá de Belém 

Bichinho Colorido – Tema de Rosemary e Johnny 
Compositores: 
Intérprete: Nova Embalagem 

Tenho Medo – Tema de Bruno 
Compositores: Renato Teixeira 
Intérprete: Renato Teixeira 

Fim de Semana – Tema de Tomás 
Compositores: 
Intérprete: Chiclete 

Levantar o Astral – Tema de abertura 
Compositores: 
Intérprete: Santa Cruz 

Deusa do Amor – Tema de Nonô Corrêa 
Compositores: Pepeu Gomes/ Baby Consuelo 
Intérprete: Pepeu Gomes 

Quando Te Vi (Till There Was You) – Tema de Elisa 
Compositores: Meredith Willson 
Intérprete: Beto Guedes 

Emaranhado – Tema de Santusa 
Compositores: 
Intérprete: Dudu França 

Adivinhão 
Compositores: Tony Chaves/ Baby Santiago 
Intérprete: Magazine 

Vem Nessa 
Compositores: Ruban 
Intérprete: Ruban 

Perto de Você – Tema de Gustavo 
Compositores: 
Intérprete: Elias 

Vem Comigo 
Compositores: Roberto Carlos/ Aristeu Reis 
Intérprete: Dedé 
  
  
Internacional: 
Over You – Tema de Tomás e Mariana 
Compositores: A. Roberts/ B. Hart 
Intérprete: Lane Brody 

Somebody Else’s Guy 
Compositores: J. Brown 
Intérprete: Jocelyn Brown 

Moments of Love – Tema de Gustavo e Elisa 
Compositores: Isela Sotedo/ Michael Cruz 
Intérprete: After All 

Somebody to Love 
Compositores: Darby/ Slick 
Intérprete: Café Society 
  
Oh Sherrie - Tema de Isabel 
Compositores: B. Cuomo/ R. Goodrum 
Intérprete: Steve Perry 

We All Need Love 
Compositores: Wayne St. John 
Intérprete: Ebony 

Tanta Tristeza – Tema de Elvira 
Compositores: 
Intérprete: Los Moros 

Heart Don’t Lie 
Compositores: Amir Bayyan 
Intérprete: La Toya Jackson 

Time After Time – Tema de Rosemary e Johnny 
Compositores: Cyndi Lauper/ Rob Hyman 
Intérprete: Cyndi Lauper 

Believe In Me – Tema de Grace e Bruno 
Compositores: Dan Fogelberg 
Intérprete: Dan Fogelberg 

Dancing in the Dark 
Compositores: Bruce Springsteen 
Intérprete: Bruce Springsteen 

Dancin’ Shoes 
Compositores: Pier Luigi Giombini/ Pancho Ballet 
Intérprete: Pancho Ballet 

Happy Children 
Compositores: Paolo Pelandi 
Intérprete: P. Lion 

C’est Bon pour le Moral 
Compositores: D. Vangarde/ J. Kluger 
Intérprete: La Compagnie Créole
 
  
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS 
- O preconceito racial foi um tema levantado pela novela, através do núcleo de Judith (Chica Xavier), cuja própria filha se envergonhava de sua origem pobre e negra. No decorrer da história, Judith descobre ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz), o que provoca um rebuliço na vida da jovem. O noivo dela, Renato (Miguel Falabella), por preconceito, decide romper o noivado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário